Você sabe o que significa a criação de valor na empresa? Saiba que o objetivo fundamental de uma empresa é a geração de valor para seus acionistas. De fato, isso significa dizer que o retorno do investimento deve ser pelo menos igual ao custo do capital.
Aprenda com esse artigo como realizar esse cálculo de criação de valor na empresa a partir de um exemplo prático que ilustra o conceito.
Para entender melhor a ideia de criação de valor na empresa, vamos imaginar que Luiz é um empreendedor que planeja entrar no setor de confecções. Desse modo, ele estuda o mercado e os investimentos, dentre outros pontos relevantes.
A partir dos seus estudos, Luiz concluiu que o investimento total, que é o somatório do investimento fixo e o capital de giro, será de R$ 1 milhão.
Além disso, ele está estimando uma rentabilidade de 20% ao ano para o negócio. Pois, considera que essa é uma taxa compatível com o risco relativamente alto no setor de confecções.
Para realizar o investimento, Luiz tem recursos aplicados na caderneta de poupança que lhe permitiria investir R$ 500 mil na empresa. Assim, para completar a diferença que está faltando, resolveu pleitear um financiamento bancário no valor de R$ 500 mil.
Em síntese, os três tipos de rendimentos que estão envolvidos são:
Considere que o banco aprovou o financiamento de R$ 500 mil solicitado por Luiz com uma taxa de juros de 16% ao ano. Assim, o custo médio ponderado de capital da empresa é de 18% ao ano. No exemplo apresentado, temos o seguinte custo de capital para a empresa:
Agora, imagine que a empresa foi aberta no início de 2017 e obteve o seguinte desempenho:
Portanto, tudo se passa como a empresa tendo captado recursos de R$ 1 milhão (com Luiz e o banco) ao custo médio ponderado de capital de 18% ao ano.
Desse modo, gerou retorno de 20% ao ano e agregou 2% de retorno para Luiz, além do retorno que ele considerava adequado.