1) NO POST DA VISUAL_CAPITALIST (Marcus Lu)
a) Amostra da pesquisa: EUA; 16.000 pessoas. Sendo feita anualmente, por 2 décadas, com 100 empresas (setores de Varejo, Tecnologia, Automotivo, etc) pela Axios Harris.
b) As 5 melhores dentre as 12 “Excelentes”: Patagonia, Costco, John Deere, Trader Joe´s, Chick-fil-A. 👏 👏
c) As 5 piores dentre as 10 “Pobres”: Trump Organization, FTX, Fox, Twiter, Meta (Facebook, WhatsApp, Instagram). 👹 👹
d) Critérios de pontuação: Caráter, Trajetória, Confiança, Cultura, Ética, Cidadania, Visão, Crescimento e Produtos e Serviços. 👍 👍
_______________________________________________
2) MINHA OPINIÃO
a) Muito interessante. 👏 👏
b) Embora, como muitas pesquisas tem alguns vieses, e os desta são fortes: Somente EUA (país de consumidores ao extremo); Exposição midiática do CEO influi muito na avaliação, negativa principalmente, das pessoas sobre as empresas. 🤔 🤔
c) Mais vieses: Em muitos setores a Marca, no sentido da sua “força comercial”, não tem correlação positiva com a Reputação, diferente do senso comum; Assim como, em diversos setores, o “Volume de vendas” tem mais correlação com preço / qualidade, do que com a Marca, e menos ainda com a sua Reputação. 🤔 🤔
d) Para a Reputação, o “S” de ESG parece ser mais relevante que o “E”. 🎯 🎯
e) Senti falta de maior presença desses setores na amostra: Instituições de ensino; Hospitais; Seguro.
f) A Anheuser-Busch (na qual os sócios da 3G Capital têm grande participação no capital) está em 57o lugar (dentre 100), no início da faixa de “Muito Boa” Reputação. Está um pouco à frente da Delta, Macy´s e Tesla. E um pouco atras da Dell, Shell e Volkswagen. 👍 👎
g) É muito mais fácil perder do que ganhar Reputação (ex: acidente da Vale em Mariana). Por isso, empresas, como a Vale, fazem publicidade de ações ESG (um típico greenwashing). 👹 👹
h) E muitas vezes as “Associações empresariais setoriais”, e não empresas isoladamente daquele setor, investem muito em publicidade (ex: “O Agro é Pop”). 💰 💰
i) A mídia tradicional perdeu qualidade e Reputação, para a mídia digital. Isso é bom (maior diversidade de opiniões) e ruim (fake news, podem destruir uma boa Reputação).👍👎
j) O Valuation da Marca, uma parte muito importante das metodologias de valorização de ativos, especialmente a do Fluxo de Caixa Descontado, baseia-se parcialmente em pesquisas qualitativas de opinião, como a dessa do post, e não somente em cálculos matemáticos, análises de balanço e planos de negócios. 🎯 🎯
_______________________________________________
👉 👉 Conheça a butique de Valuation e M&A: https://lnkd.in/dzT3WvcM
_______________________________________________