“Lidero meus executivos para que pensem em como gerar valor na empresa; que pensem como sócios, porque assim daqui a 5 anos vamos estar prontos para o IPO”. Há 10 anos eu ouvi esse depoimento – caso real, portanto – do CEO da empresa XXX (nome omitido por conveniência) do setor de varejo, em um seminário que ministro sobre M&A e Valuation. E de fato, o cenário previsto se concretizou.
Não é novidade que as metodologias e ferramentas de Planejamento Estratégico são aplicadas para a empresa desenhar e definir sua missão, propósito, modelo de negócio, estrutura e plano de ação.
Mas, na prática, esse quadro idealizado para se concretizar ao longo do tempo deve ter como elemento fundamental: GERAR VALOR PARA OS ACIONISTAS. Sem isso a empresa não sobrevive, e portanto, e não cumpre, ou apenas tangencia, seu propósito na sociedade.
Desde 2017 assistimos crescente número de IPO´s, mas que está se arrefecendo, face ao ambiente macroeconômico deteriorado, em grande parte pela pandemia do covid, com efeito na queda da bolsa de valores. Certamente assim uma janela enorme se abre no segmento de Private Equity.
Há forte proliferação – que bom – das práticas de governança corporativa, como causa, e também efeito, da implantação de Conselhos de Administração nas empresas grandes e mesmo nas PME´s.
Mas, pelo que observamos no mercado, é notório que os conselheiros de administração precisam enfatizar mais a tese da geração de valor para os acionistas, indo além de “atuar como algodão entre cristais” (leia-se conflitos entre sócios que são de uma mesma família), ou de recomendar técnicas gerenciais “sofisticadas”, ou a simples repercussão de alguns modismos.
Simples assim: empresa é empresa, ong é ong, governo é governo, sindicato é sindicato. Quando esses papéis se fundem, geralmente gera confusão, e o que é pior, todos perdem.
Pensar como sócio e gerar valor estimula a entrada de Fundos de Private Equity e depois investidores (institucionais e público) via IPO, o que aumenta as chances de consolidar e ampliar a missão e propósitos da empresa.
Conheça www.matchcapital.com.br