A procura de compradores, ou sócios, para uma empresa PME não é como na venda de um apartamento em que se coloca na janela um aviso de “Vende-se, Tel 11-99999-9999”.
As 500 empresas listadas na B3 têm obrigação legal para transparência e simetria de informações, a comunicar ao mercado fatos relevantes, como a aquisição de uma empresa ou recebimento de oferta de compra. Startups para captar recursos precisam da máxima exposição porque ainda estão construindo uma história.
Mas, os sócios das PME´s, amparados por consultoria especializada, devem passar pelo processo de forma discreta porque o vazamento das suas intenções (1) cria oportunidade para que os concorrentes insinuem risco de continuidade da empresa junto a clientes e fornecedores, (2) os funcionários sentem-se inseguros, e (3) os agentes financeiros e credores restringem acesso a empréstimos.
Daí a importância da consultoria (advisor no sell side) ter o máximo de cuidado na pesquisa, identificação e abordagem aos potenciais compradores, adotando procedimentos seguros e cuidadosos, amparados por instrumentos legais como acordos de confidencialidade.
Por fim, por exemplo, para meus clientes eu costumo recomendar que usem e-mail pessoal, porque o corporativo pode ser acessado por terceiros não autorizados, e que evitem falar de suas intenções até mesmo com familiares próximos.
Em M&A para PME vale o velho clichê “o segredo é a alma do negócio”.
Conheça www.matchcapital.com.br