Acréscimo de 3.000 empresas PME colocadas à venda em 2020 e 2021; conforme minha estimativa.
Supondo valuation médio destas empresas em torno de R$ 40 milhões, estamos falando de R$ 120 bilhões, além do patamar “normal”.
Queda de vendas, déficit de caixa, como causas ? Nem tanto quanto se supõe.
Principalmente pelo fator psicológico. De fato, a incerteza pelo que reserva o futuro ganhou forte e crescente relevância no desejo de venda da empresa PME por parte dos empresários acima dos 60 anos !
Observe estes depoimento dos nossos clientes:
“Sérgio, veja só, a vida não vale nada, quero curtir os anos que me faltam e não tenho sucessores. Quero vender a minha empresa ”;
“Eu e meu sócio já estávamos divergindo e em conflito, então com a covid e guerra na Ucrania. chegou a hora de definir quem fica ou sai da empresa. Vamos reduzir o “sofrimento””.
“Chegou o momento de pensar em dar liquidez a meu patrimônio empresarial, porque meus filhos moram longe, um nos EUA e outro na Austrália; preciso me reconectar a eles. Você me ajuda, Sérgio ? ”
Mas, os deals nesse segmento de PME devem ser estruturados com as mesmas metodologias e práticas daquelas adotadas pelo BTG, Itau Asset, Gávea, Pátria, e outros, para as empresas de grande porte !
A razão para direcionar a emoção !
M&A para PME, conheça www.matchcapital.com.br