50 milhões de indivíduos nas forças armadas de todos os países do mundo, é a informação no post que compartilho da Visual_Capitalist.
Mas, a seguir são minhas as análises e especulações:
O planeta tem 8 bilhões de humanos. 65%, 5 bilhões, tem idade entre 15 e 60 anos, ou seja a população que “poderia criar riscos potenciais”. Então, 1% controla, no sentido militar, essa a população (50 Mi / 5 Bi)
O gasto com “defesa (ataque ?) militar” em todo o mundo chega a US$ 2 Trilhões / ano. Esse montante é 2% do PIB mundial.
Então, se as forças armadas de todo o mundo fossem reunidas em um único país imaginário, vamos chamar de “Guerralândia”, esse país teria o PIB da França, a população da Espanha, e renda per capita da Alemanha.
Uma curiosidade para “relaxar”: no mundo existem 35 mil aviões comerciais. Aviões militares ? 50 mil !
Aproximadamente 7% dos impostos pagos aos governos de todo o mundo são para gastos militares. Ou seja, é como se a população de todos os países do mundo, exceto os moradores da “Guerralândia”, pagasse uma espécie de “contribuição de segurança” para o governo da “Guerralândia”.
E o ESG ? Estima-se que há necessidade de gastos de 4% do PIB mundial voltados a reduzir o aquecimento global, durante 20 anos.
Ou seja, mesmo que os gastos militares fossem “zerados” haveria necessidade de se encontrar outra fonte igual de recursos para salvar o planeta. Essa é a verdadeira “guerra” a ser travada.
Para finalizar … por que ainda não falei de “flores” como coloquei no título deste meu post ? Porque quero falar de sede.
800.000.000 (800 milhões) de pessoas no mundo não tem acesso a água potável. Se cada um deles receber um copo de água por dia, os gastos militares anuais seriam suficientes para “distribuir” água por 14 anos.
Estou com discurso “enviesado” à esquerda no espectro político ? Não ! Sou a favor do Liberalismo há mais de 30 anos.
O que tudo isso significa ? Não sei … o mundo não é para amadores.