4ª Edição Anual do Relatório da Bain & Company: a seguir síntese de alguns tópicos relevantes. Aproveitei e inclui minhas pequenas observações (“OBS”).
1) US$ 5,9 Trilhões em 2021 é valor total das operações de M&A em todo o mundo, um recorde histórico >>> (OBS: Representa 6,6% do PIB mundial).
2) 65% do total foram transações feitas entre empresas, denominados de Estratégicas. E 35% foram via operações com Fundos de Private Equity e Spacs, as Financeiras >>> (OBS: Embora no noticiário saem muitas notícias de M&A de natureza Financeira, as Estratégicas são preponderantes no mercado, especialmente se tratamos de empresas PME).
3) O múltiplo Enterprise Value / Ebitda médio praticado no mercado, subiu forte em 2021, e já está 50% acima do observado em 2011 >>> (OBS: Este é o múltiplo mais usado, mas outro também relevante é o Enterprise Value / Receita Operacional. Contudo, ambos servem de referência importante, mas os Valuations são determinados principalmente pelos cálculos baseados no método do Fluxo de Caixa Descontado).
4) As 3 grandes faixas de múltiplos Enterprise Value / Ebitda, por setor empresarial, em 2021 foram: Tecnologia: 25x; Saúde: 20x; Demais: 14x
>> (OBS: Este 14 é média com grande desvio padrão, indo de 5x a 15x, dependendo do setor e da “qualidade” intrínseca da empresa). >>> (OBS: Enterprise Value, ou Valor do Empreendimento / Negócio / Operações corresponde à medida econômica, e não contábil, de todos os ativos geradores de caixa da empresa, sejam tangíveis (contas a receber, estoques, prédios, equipamentos, etc) e os intangíveis (marca, carteira de clientes, tecnologia produtiva, rede de distribuição, localização, etc)).
O Relatório aqui: https://lnkd.in/e5wuA65w
M&A para PME, conheça www.matchcapital.com.br