BLOG

M&A e PME: NAMORO, NOIVADO E CASAMENTO ?

M&A e PME: NAMORO, NOIVADO E CASAMENTO ?



As etapas do processo completo de venda de uma empresa PME, são muito semelhantes às das grandes empresas. Por que comprar, ou vender, uma empresa é certamente a decisão mais complexa no ambiente empresarial ?

Porque engloba todos os aspectos da empresa. Observe estas outras decisões a seguir listadas em grau crescente de complexidade: (1) comprar matéria-prima em determinado mês no ciclo natural dos negócios (tem risco e custos, mas podem ser compensados no mês seguinte); (2) contratar um funcionário para cargo de liderança (tem risco e custos elevados, e podem ser compensados no trimestre / semestre seguinte); comprar um novo equipamento produtivo ou implantar um ERP (tem riscos e custos muito grandes, e impactam às vezes em mais de um ano).

Agora repare: comprar, ou vender, uma empresa é tudo isso junto, e muito mais ainda, incluindo marca, compromissos legais e morais, e até familiares e emocionais.

Os processos de M&A para empresa PME têm – de forma simplificada – estas grandes etapas:(1) abordagem inicial, (2) valuation, (3) negociações, (4) due diligence e (5) fechamento. Nas etapas (1) e (2) é o que chamamos de “namoro”, com troca inicial de informações, sem exclusividade de lado a lado nas negociações e sem compromisso de fechar negócio. Nas etapas (3) e (4) já estamos no “noivado”, onde pelo menos, por prazo delimitado, pode se ter exclusividade.

E finalmente o “casamento” na etapa (5), quando os empresários que estão na ponta da venda e na ponta da compra selam a decisão. Valendo tanto para a venda total quanto para a parcial (entrada de sócio).

Cada etapa é antecedida e condicionada por documentos legais e contratos, como: NDA (termo de confidencialidade), LOI (carta de intenções), MOU (memorando de entendimentos), parecer da auditoria, SPA (contrato de compra e venda) e AC (acordo de acionistas).

A venda de uma empresa PME é certamente a saída de empresários, no sentido de dar liquidez, ao – na maioria das vezes – seu, e de sua família, maior patrimônio. Portanto, trata-se de  decisão e mudança estratégica da maior relevância, e por isso, deve ser bem planejada e conduzida com apoio de especialistas.

conheça www.matchcapital.com.br

#mea  #pme  #fusoeseaquisicoes  #venderempresa  #valuation

Encontre Investidores e Empresas à
Venda, Agentes Autônomos de M&A
e Advisors Fin e Jur.