BLOG

QUAL DEVE SER O PROPÓSITO DE UMA EMPRESA PRIVADA ?

QUAL DEVE SER O PROPÓSITO DE UMA EMPRESA PRIVADA ?



Qual deve ser seu legado para o mundo ? Deve ser em primeiro lugar uma “empresa-ESG” ? E/ou gerar emprego ? E/ou pagar impostos ? E/ou satisfazer totalmente os anseios de seus clientes e mercado consumidor ?

Empresa privada primordialmente existe para criar valor econômico e assim gerar retorno financeiro para seus sócios e acionistas. E em segundo plano deve procurar genuinamente contribuir para a melhoria de todo o contexto social, cultural e ambiental, na qual está inserida. Genuinamente ! Que não seja apenas marketing oportunista !

Essa é a premissa fundamental do Capitalismo, goste-se dele ou não. Até porque os outros dois “ismos”, o Socialismo e o Comunismo, fracassaram. Portanto, até que surja de mentes brilhantes um quarto “ismo”, nos resta é aperfeiçoar o Capitalismo, sem jogar fora sua premissa fundamental.

Isso não significa “lavar as mãos” e assistir passivamente à deterioração social, ambiental, e cultural, provocada por todos nós Sapiens. Cabe às instituições organizadas da sociedade civil – incluindo representantes das empresas privadas – atuar fortemente de maneira direta nas suas áreas específicas de ação, assim como pressionar os governantes e políticos de modo geral, a usarem adequadamente os recursos arrecadados com os impostos gerados pelas empresas do setor privado, no direcionamento e solução de todos os fatores apontados no primeiro parágrafo deste post.

Atualmente face ao extremismo ideológico e político que vivemos, e o seu correlato patrulhamento nas redes sociais, escrever um post como esse pode suscitar logo questões como: estou extrapolando ? serei patrulhado ? perderei clientes me expondo assim ?

Na minha trajetória de vida, realizações, acertos, erros, legados, e idade, não tenho mais esse tipo de autocensura.

E o que é criar valor na perspectiva da empresa privada no sistema Capitalista ?

Saiba em nosso blog: https://lnkd.in/d8E2n6if

#mea #pme #fusoeseaquisicoes #venderempresa #valuation

Encontre Investidores e Empresas à
Venda, Agentes Autônomos de M&A
e Advisors Fin e Jur.